Popstencil era o “coletivo” formado pela dupla Marcelo de Podestá e Marcelo Lustosa. Criado com a intenção de provocar a atenção do transeunte, discutindo questões polêmicas e lúdicas através da arte e interagindo com o ambiente urbano e o quotidiano da cidade. Estêncil, adesivos (stickers), lambe-lambes, esculturas mambembes e com apelo atrativo (“para você gostar de mim”), inseridas não por acaso, em locais onde pudessem causar surpresa e levantar questionamentos.
[têncil (stencil) apropriada como ferramenta conceitual e prática para uma comunicação direta, com imagens chapadas, icônicas, passiveis de serem aplicadas em múltiplos suportes. Como as camisetas, confeccionadas artesanalmente em diálogo com a moda e com a cultura alternativa do “faça-você-mesmo”. Oficinas e laboratórios de pintura, de discussão sobre a arte urbana e as intervenções nos encontros de estudantes de arquitetura, design e comunicação.
Aprendendo a “pensar” como um estêncil é uma apostila, um laboratório, um exercício de leitura e confecção de imagens, artes manuais e comunicação.
Outras incursões, outros suportes…